quinta-feira, 7 de agosto de 2008

aos nostálgicos amantes da telefonia

Um amor novo. Uma descoberta inesperada.Um quase vício.
Em férias qual poderá ser a minha maior mania? Viajar pelas ondas do éter, pois claro! Verdadeiras maratonas de estação em estação até encontrar a mais pitoresca... Passámos por várias muito engraçadas e percebi como no meu mundinho não havia rádios onde o Quim Barreiros ou o Rancho Folclórico de Afife fossem, ainda, verdadeiros hits! Mas há! Aceito. Compreendo. Até simpatizo. Já não simpatizo tanto com rádios locais que se limitam a debitar hip hop de manhã à noite (ou tive muito azar)...
Agora a rádio estrela, eleita unanimemente, como a melhor rádio portuguesa que ouvi nos últimos 20 anos (porque dantes tinha as piratas: Saturno e Horizonte Tejo e as noites da Íris) só poderia ser a Emissora das Beiras!
Um óasis no deserto da rádio em Portugal (e o lugar comum é propositado, ahn?), toda uma programação construída com gosto, com o bichinho da rádio a trepar por todas as paredes daqueles estúdios, tenho a certeza! Já não há rádios assim... e não estou a exagerar: é que não há mesmo! Por exemplo, experimentem ouvir o programa Portugal de Lés a Lés - sábados das 17h às 20h - com Artur Carlos. Este senhor faz 3 horas de emissão sem estar constantemente a lembrar-nos que horas são e qual o tempo para amanhã. Artur Carlos constrói um verdadeiro programa de rádio: com rubricas, com música e uma locução digna dos anos 60. Aliás se fecharmos os olhos achamos que viajámos no tempo... juro! E é bom! Muito bom! Ele há acontecimentos importantes, biografias de pessoas ilustres como Gago Coutinho e Sacadura Cabral e a mais extraordinária crónica: Página 7! E mais não digo. Digo: a música é de extremo bom gosto e cuidadosamente escolhida, aposto!


Neste momento estou a ouvir o programa Anoitecer ao Tom Dela, não é amoroso? Nesta hora ouve-se um conto em 10 parágrafos musicais... Delicioso! E não, ninguém me pagou para fazer publicidade! :)

Sem comentários: