terça-feira, 19 de agosto de 2008

Beijing 2008 - Portugueses

Depois de revirar os jornais todos do fim-de-semana, descobri o que queria: um rodapé que nos indica o número de medalhas olímpicas ganhas por este nosso país desde 1924 (Sol; págs. 32 e 33). Ora vamos lá ver... segundo o jornal do sr. arquitecto, Portugal arrecadou, até 2004, 20 rodelas mágicas! 20 (hoje 21 - És a maior Vanessa)! Não somos uma potência habituada a trazer dezenas de medalhas para casa!
Todos queríamos mais, muito mais! Não acredito que os atletas não quisessem também - todos eles - trazer o seu prémio para casa. Não tendo sido atleta de alta competição, não posso colocar-me na pele deles e saber os sacrifícios que fizeram para estar em Pequim. Mas sei que aos 13 anos eu treinava cerca de 4 horas diárias e às vezes ao Sábado o que, para uma adolescente ávida de viver não era simpático. Sei que não estive disposta a prosseguir uma vida de sacrifício onde tudo é cronometrado, controlado, a pressão era constante porque havia a escola e tinha que ter boas notas, mas também tinha que ser a melhor no desporto... Eu não sou uma campeã!
Mas eles são! E continuo a achar que a maior parte dos nossos atletas fizeram o melhor que podiam e sabiam. Pena haver tantos melhores que eles... e não quero discutir o desporto escolar (ou falta dele) nem o associativismo nem os clubes de bairro onde podem nascer grandes estrelas. Também não quero desculpar afirmações patéticas que incluem caminhas e árbitros porque isso, como disse alguém, é uma questão de formação cívica, educação, chá que não foi tomado na devida altura. Queria apenas manifestar a minha solidariedade para com a representação olímpica portuguesa, especialmente: Vanessa Fernandes, Gustavo Lima, Naide Gomes e Francis Obikwelu.
Os Jogos ainda não terminaram! Ainda pode haver medalhas (força Nélson), mas mesmo que não haja, já temos uma: como tivemos em Seul e nunca mais ninguém se esqueceu!

5 comentários:

Cesar disse...

ora bem.. por as coisa por partes pk isto dá pano para mangas:
1- (a minha opinião sobre os jogos) estou a achar engraçado o fracasso português e as desculpa que se arranjam para justificar as derrotas. para mim só há uma justificação: mtos deles já são fraquitos (em comparação com a concorrência) e foram para lá em passeio. resultado? uma abada!

2- (heróis e vilões) uma semi-heroína foi a Vanessa. vi a prova em directo e acho que a distancia a que o 1º lugar ficou foi excessiva. mas pronto.. 2º lugar é bom. (mas não gostei de ouvir dizer no telejornal "ah e tal.. Vanessa VENCEU no triatlo".. coitada da que ficou em primeiro.. deve ter perdido.

3- (objectivos e expectativas) fiquei parvo quando vi o contracto que o comité olímpico fez com o governo a propor 5 medalhas.. não fiquei parvo pelo objectivo em si mas pelo facto de se celebrarem contractos em relação à prestação de 3º's! Só mesmo em Portugal!

4- (a declaração da "caminha") mto me ri à custa disso. Parabéns ao rapaz por ter tido a coragem (ou a pouca vergonha) de dizer aquilo que ninguem na História ousou dizer em público: de manhã é p'ra dormir! MAI NADA!

Cesar disse...

chiça k eu escrevi muito!

scbmf disse...

:)

scbmf disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...

Não é uma campeã? Isso é frase que se escreva?